31.1.11

Direto do túnel do tempo - parte um

Oi meu povo,

Faz menos 25 lá fora, mas o sol brilha e a vida é bela. Imbuída desse espírito contente e otimista que só a pós-TPM pode trazer para uma mulher, resolvi voltar ao nosso querido Abacaxi para compartilhar um segredo do meu passado.

(Contrabaixo)
(Senta numa cadeira de balanço)

Quando eu ainda era uma pequena girina carioca prestes a entrar no ensino médio, as boy bands estavam em alta - assim como as Spice Girls. Aquele foi um momento de intensa confusão para mim, já que todas as meninas deviam, obrigatoriamente:

1) Querer "ser" uma das Spice Girls e decorar a sua parte da coreografia nos clipes;
2) Querer casar com pelo menos um guri de cada uma das boy bands;
3) Discutir com as outras meninas sobre quem era o mais bonito/bacana;
4) Ter um fichário com fotos dos meninos favoritos, devidamente recortadas e coladas com papel contact nas divisórias;

Bom. Olhando para trás, eu acho que eu olhava para aquilo com um misto de terror e humor - exatamente como os meninos da minha turma.

Capítulo 1: "To be or not to be?" ou "who do you really think you are?"

É claro que eu nunca ia saber, mas existia uma gradação de status entre querer "ser" cada uma das Spice Girls. Era perfeitamente aceitável querer ser a Ruiva Spice (embora vc fosse ser classificada como "uma piranha", apesar de ser virgem); também era bacana ser a Morena Spice do Vestido Preto (embora vc passasse a ser vista como "metida", apesar de também ser virgem); por último, a guria loira - ou o mais próximo disso em Pindorama - recebia o "privilégio" de ser a Loira Spice. Eu topei com pelo menos duas meninas loiras muito envergonhadas em apresentações escolares, visivelmente coagidas a assumir o papel que seus genes lhe determinaram: ser a Loira Spice e subir ao palquinho. Um tipo de arianismo para meninas de 13 anos.

Claro que eu não conseguia perceber isso à época, mas por último na escala social das meninas da sétima série vinham empatadas a Negra spice e a Fancha spice. Não era, de forma alguma, apropriado querer ser a Negra spice ou a Fancha spice. Não. O grupo ia precisar de uma Negra spice e de uma Fancha spice, e vc se resignava por lealdade à matilha, digo, às amigas. Discussões sobre quem tinha o tom de pele mais escuro se prolongavam pelos recreios, entre x-burgueres e babaloos.

Mais uma vez, era óbvio, absolutamente claro, dado por natureza, que não importava o timbre da voz, as habilidades de dança - nem mesmo as personalidades. O que importava, querides, era uma coisa só: CABELO.

E ninguém queria ter que parar de passar chapinha ou prender em rabo de cavalo.

Bom, aí eu me fudi. Eu não sabia p$%&@ nenhuma das regras implícitas, naturais e óbvias de como as meninas devem se portar. Eu sempre disconfiei que rolavam umas reuniões secretas, onde se decidia o que devia ser feito - e não me convidavam só de sacanagem, pra ficar rindo de mim depois.

E daí, inocente, girina e pura, um dia eu cheguei na escola e tinha toda aquela fanfarra.

_ Qual Spice vc é, Carmen?

_ Hein?

Olhos se reviram. Eu sou empurrada até um fichário, observada com um misto de curiosidade e reprovação. Uma foto de página inteira do grupo é colocada na minha frente, solenemente.




_ E então? Qual Spice vc é, Carmen?

Tivesse eu tentado escolher a Negra Spice, isso teria causado uma crise em todo o grupo. Fora a nossa Loira Spice, uma loirinha tímida que não estava muito interessada em "marcar ensaios", eu era a coisa mais branca azeda da sala. Eu odeio praia e o meu pai é cor-de-rosa, entendem? Se eu tivesse escolhido ser a Negra Spice, isso ia ter gerado uma grande confusão no grupo: as mais morenas que eu, e que tinham empurrado a Negra Spice para uma guria ainda menos animada com o tratamento racial do que a Ariana Spice, iam entrar em polvorosa com a desestabilização daquele racismo "discreto".

Pensando bem, como eu queria ter escolhido a Negra Spice! Eu sempre achei que a Negra Spice era engraçada, tinha toda aquela atitude e botinas, era a mais gata, tinha piercing na lingua e tinha o corpo mais bonito de longe.

(Duh. Quem é o cego que ia dizer que aquele corpo incrível não era o mais bonito? Mais bonito ATÉ - suprema heresia - que o da Loira Spice? Uma vez eu fui dizer que achava a Negra Spice a mais bonita e levei uns olhares with lasers. Aparentemente, essa era uma resposta errada para uma menina.)

Observação: Confesso que quando eu estava em público eu não olhava para nenhuma mulher muito gata por mais de 1 segundo, pra evitar aquele sentimento estranho na garganta e no estômago, assim como olhares inquisidores dos que notassem nos meus olhos o que acontecia no meu estômago. Eu sempre troquei de roupa dentro da cabine no vestiário - mulheres peladas me deixavam nervosa e eu definitivamente não queria tirar a minha roupa junto com outras mulheres tirando a roupa e...

Bom, acho que a essa altura todo mundo sabe com quem eu realmente me identificava na foto acima.

Vcs já sabem a resposta dada. Eu não tive escolha, tive? Fancha Spice era a única coisa que eu podia topar ser com um mínimo de dignidade.

Era o salário mínimo. O MMC. Era a Dilma no segundo turno.

Com um risinho no canto das bocas, as meninas me deixaram ir. Pronto, era oficial: além de nerd e branca azeda, eu ainda por cima gostava de video game, futebol e... da Fancha Spice.

9 Comments:

Blogger joakina se meteu e disse...

muito bom!!

6:28 PM  
Blogger Shane 'n' Box a.k.a. Bia Dedran se meteu e disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

1:41 PM  
Blogger Shane 'n' Box a.k.a. Bia Dedran se meteu e disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

1:41 PM  
Blogger Shane 'n' Box a.k.a. Bia Dedran se meteu e disse...

Eu sempre gostei da Negra Spice tb. Ela é a únia que consegue dar uma voadora-shaolin-afro-modafucker-kickass sem perder o rebolado.

Girl Power! Ptschhh!!!

1:42 PM  
Blogger adriana se meteu e disse...

Eu queria ser o Taylor Hanson, depois queria ser a Avril Lavigne. E não, não tinha tesão em NENHUM integrante de boy band: apesar de fingir bem que tinha.

2:15 PM  
Anonymous Carmen Sandiego se meteu e disse...

Tesão fingindo em boy band: esse é um assunto para o próximo post, Adriana!
Muito bom vc querer ser o Taylor Hanson. Mas eu não gostava muito de Hanson não...
Dedran, voadora-shaolin-afro-modafucker-kickass é a minha palavra favorita de hoje.

5:54 PM  
Anonymous Nhatinha se meteu e disse...

Eu nao queria ser a Negra Spice - eu FUI a negra Spice! E tenho foto para comprovar. :o*

7:59 PM  
Anonymous Carmen Sandiego se meteu e disse...

Renata, meu orguuuulho!

3:19 PM  
Blogger Mrs. Dalloway se meteu e disse...

Gente... puxando a memória, eu tinha um sério tesão na Mel C (ou B, sei lá, enfim, a Negra Spice).

Mas nessa época, eu já estava entrando na vibe revolt rock n'roll. Minha diversão era sacanear impiedosamente as fãs. Eu era do "grupinho do mal", ou seja, futuros gays, fanchas, amantes do rock e todo o tipo de """""corja""""", especialmente posta de lado, quando você pensa que a escola era na Barra.

12:20 PM  

Postar um comentário

<< Home