20.8.09

judyko

Prezades leitores,
decidi começar a missão que me foi passada ao entrar para o nosso queride Abacaxi como 'postadora'. A intenção era dar uma certa continuidade ao meu antigo blog (judyko - para aqueles que não pescaram: dyke + judaico), escrevendo um pouco sobre a intersecção dos dois assuntos: o universo queer e a comunidade judaica.
Como imagino que nem todes tenham muito interesse por questões religiosas/espirituais, vou tentar fazer posts mais pontuais. Acho interessante colocarmos certas questões em evidência, já que o tempo todo ouvimos falar de posturas e crenças das igreja Católica Apostólica Romana, Batista, Luterana e muitas classificações de igrejas Evangélicas, mas nunca entendemos ao certo qual a posição dos diferentes ramos da tradição judaica.
Pois bem. Vou começar apenas colocando em questão o grande tabu que qualquer assunto LGBT é para a comunidade aqui no Rio de Janeiro. Na minha experiência pessoal, conheço pouquíssimas pessoas judias que saíram completamente do armário – e as que saíram, ou é porque foram morar em outro país, ou é porque suas famílias são afastadas de atividades com a comunidade. Isso porque eu nem estou falando da ortodoxia (mas vou comentar mais a fundo sobre as diferentes vertentes em posts posteriores).
Até dois anos atrás eu acreditava que as comunidades judaicas ao redor do mundo eram todas meio parecidas. Mas pude vivenciar de perto durante alguns meses, a efervescente cultura judaica de Nova Iorque, e me deparei com uma diversidade e um esclarecimento absurdo. E pretendo justamente falar sobre as experiências, pensamentos e análises desse mundo novo que se abriu para mim.
Começo divulgando alguns websites muito interessantes:
Jewish Mosaic – um site que com muitos artigos sobre interpretação de textos bíblicos e relação com temas de diversidade sexual e identidade de gênero
TransTexts – artigos e citações que discutem traduções de trechos da Torá (muitas vezes equivocadas) e questões de divisões binárias de gênero X multi-gender
Institute for Judaism and Sexual Orientation – que é um grande portal elucidativo e educativo de como algumas comunidades judaicas vem lidando com essas questões de maneira mais humana e com o intuito de propiciar congragações que acolham a diversidade, ao invés de segregá-la
Por fim, gostaria de saber se temos outres leitores que se identifiquem com o assunto e tenham também informações e experiências para compartilhar, para poder complementar essa jornada com suas visões particulares.

להתראות (leitraot)

Marcadores:

5 Comments:

Anonymous Anônimo se meteu e disse...

Off-topic: http://www.youtube.com/watch?v=h5T8zlhDimY (assistir até o final...)

3:37 AM  
Blogger Mrs. Dalloway se meteu e disse...

oi!!

Tenho um pezinho lá mas não sou judia, como vc bem sabe, haha!

Esse assunto é muito interessante, escreva mais!

bjo

6:35 PM  
Blogger Shane 'n' Box a.k.a. Bia Dedran se meteu e disse...

Eba eba!
Mazal Tov!

7:30 PM  
Anonymous Carmen Sandiego se meteu e disse...

Queria aproveitar o post muito aguardado da nossa querida Soferet e a proximidade do ano novo pra dar a nossa saudação fancho-judaica favorita: shana tová!

Grande beijo desta atéia poliamórica que ama de paixão essas gurias judias monogâmicas da nossa comunidade!

9:20 PM  
Anonymous Anônimo se meteu e disse...

Em tempo, soube desse filme recentemente que parece bem dentro do assunto aqui:

http://www.thesecretsmovie.com/index.html

http://www.imdb.com/title/tt0782867/

7:14 AM  

Postar um comentário

<< Home